13
maio
09

Ser Sentimental: Reflexões para Além do Universo Musical!

“Somos donos de nossos atos,
mas não donos de nossos sentimentos;
Somos culpados pelo que fazemos,
mas não somos culpados pelo que sentimos;
Podemos prometer atos,
mas não podemos prometer sentimentos…
Atos são pássaros engailoados,
sentimentos são passaros em vôo”
Mário Quintana

sentimental

por Iza Prado

Sabe o porquê de existirem poucas pessoas sentimentais no mundo atual?

Segundo o jornalista, filósofo e ensaísta alemão Günther Anders, a resposta é simples e fácil: o mundo passou a ser uma representação que nos é entregue em domicílio. Logo, todos os sentimentos passam a ser descartados, pois não há necessidade de sentir por algo que é só uma representação, apenas uma simples aparência.

Desta forma, quem continua a ser sentimental diante destas representações entregue em domicílio passa a ser considerado um estranho, o diferente, basicamente um dinossauro. E, assim, ou esta pessoa se torna um reprimido – que usa a internet e a ficção para se libertar das amarras sociais – ou, então, aprende a descartar também seus sentimentos para se encaixar nesta sociedade que não sabe mais lidar com as questões sentimentais.

É triste, uma hipótese bem pessimista, mas que, para mim, se torna cada dia mais assertiva e verdadeira conforme entro neste louco universo da comunicação e da filosofia midiática!

Importante ressaltar também o mundo das representações propicia a repetição e a repetição excessiva gera um enfraquecimento do objeto – neste caso em específico, o mundo e as relações sociais. Ou seja, vemos uma repetição de representações e, no fundo, nos contentamos com isto, descartamos sentimentos – como compaixão e piedade – e vivemos satisfeitos com aquilo que nos é entregue e mastigado pelos ambientes comunicacionais.

E eu só fico a me perguntar: será que NÃO é hora de mudar isso? Será que não é o momento de começar a expressar os verdadeiros sentimentos? Será que não precisamos aprender a sentir de novo? Será que não precisamos voltar a usar o corpo para nos comunicar, cortando assim todas as intermediações e aparatos?

Enfim, apenas reflexões de uma pós-graduanda da Comunicação e Semiótica!

Anúncios

5 Responses to “Ser Sentimental: Reflexões para Além do Universo Musical!”


  1. 1 Fabiana Rainha
    maio 13, 2009 às 10:26 pm

    Eu! Eu sou uma estranha, uma diferente… essa dinossaura que estando na frente da tela ou fora dela ainda é sentimental!!! Aliás, muito!!!

    E descordando da música do Ecos Falsos, eu não sou sentimental só quando me fodo… SOU SEMPRE!!!

    Mas é isso aí! Concordo plenamente com a Iza!!! Sejamos sim, mesmo que venham as fodas no mal sentido, mas torcendo para que o contrário aconteça na maioria das vezes e com toda a beleza possível!!!

    Pelas lágrimas de alegria, pelo frio na barriga, pela vontade de sair correndo ao encontro…

  2. 2 raul
    maio 14, 2009 às 9:13 pm

    que coisa mais marcelo camelo

  3. maio 28, 2009 às 8:10 pm

    kkkk… genial o Gunthinho…
    Mas acredito que há mais saídas para quem é sentimental, além das propostas pela Iza (usar a net ou a ficção, ou abandonar os sentimentos). Só é mais difícil… Até pq a maioria das “amarras sociais” só existem quando NÓS as enxergamos, assim dando algum aspecto de existência a algo que não necessariamente existe…
    E expressar os “sentimentos verdadeiros” é uma opção muito particular de cada um, e um ato bonito como esse não deve esperar um impulso (ou sequer um apoio) do “louco universo da comunicação e da filosofia midiática”, que, como sabemos, serve apenas aos capitalistas anônimos, insossos e malignos de forma geral. Não faz sentido esperar incentivo para “o sentimento” de uma SOCIEDADE ANÔNIMA, não é mesmo?

  4. 4 Nat
    dezembro 14, 2009 às 11:38 pm

    Adorei o ponto de vista. Concordo bem, viu. Semiótica, né? Tinha que ser doida. (Nem vou falar que é o curso que eu quero fazer, agora que me formei em Letras).

    🙂

  5. 5 DAYANY
    agosto 2, 2010 às 3:48 pm

    COMO SER UMA PESSOA SENTIMENTAL


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


maio 2009
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Páginas

Mercurio Cromo no Twitter

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: