18
fev
09

Adiós futbol

por Capoba

Companheiros blogueiros, venho por meio deste instrumento de comunicação em massa manifestar minha completa indignação com o esporte mais popular do mundo. O futebol tornou-se apenas mais um instrumento da enfadonha globalização, e consequentemente está paulatinamente perdendo a alma, perdendo o brilho, perdendo o encanto.

No alto de meus 23 anos + 1, tive a oportunidade de, durante minha curta infância, acompanhar o final da fase romântica do esporte bretão, quando ainda existia o dito “amor a camisa” e o espetaculismo de shows, imagens, máscaras e malabarismos circenses começava a dar o ar da graça pelo Velho Continente e aos poucos ir arrancando nossos jovens craques dos escretes tupiniquins. Acompanhei nas quentes madrugadas de verão meu grande tricolor ser bi-campeão mundial em cima de Barcelona e Milan de Stoichkov e Baresi, com craques de primeiríssima grandeza como Raí e Miller que davam sangue, suor e lágrimas pela camisa que vestiam e pelos torcedores que aqui pernoitavam junto da televisão em busca de um alento esportivo para suas sofridas vidas. Outros torcedores podem se lembrar de gloriosos times seus que fizeram história, como o Palmeiras de 93 e 94 que saiu de uma fila de 17 anos em cima de um aguerrido e encardido Corinthians na base dos fluídos corporais já citados anteriormente.

Hoje aqueles que poderiam se tornar nossos grandes “ídolos”, estão espalhados pela Europa, Japão, o tal do mundo árabe, Polinésia, Tunísia, Guam e seja lá qual for o lugar que ofereça mais tostões pelo seu futebol. O jogador tornou-se um objeto a ser negociado e o torcedor se transformou na mais perfeita massa e manobra, diante do mínimo vislumbre de poder contar com um desses medalhões, já vendem a alma aos dirigentes mequetrefes e safardanas que transformaram o futebol em seu mais fácil ganha-pão.

Ainda sobre minha infância, é possível lembrar das segundas-feiras, eram divertidíssimas pois era chegar na escola e aloprar algum companheiro torcedor adversário ou receber uma verdadeira alopração em troca, hoje em dia, o tão apregoado profissionalismo elitiza aos poucos o esporte e o torna maçante, somado a isso, a incompetência e a marginalidade da maioria dos dirigentes mostrou sua cara de vez, descobriu-se o meio podre e sujo que é o futebol, as torcidas não sabem mais torcer, não querem mais torcer e nem deixar que outras pessoas torçam, com isso, as pessoas se desiludiram, ficaram mais céticas, mais frias quanto a esse meio!!!

Definitivamente, o futebol divertido está acabando, nos resta admirar a bela organização dos campeonatos europeus, os maravilhosos craques, enfim, tudo deles… pois o nosso já foi e dificilmente será de novo, é triste, porém um desabafo que queria fazer!!

Ah sim, e amigos, na boa, sugiro que não se proponham nem a pensar em ir à um estádio, muito menos usar a camisa de seu time, a menos que tenha um bom seguro de vida, coisa que eu não tenho, prefiro uma cerveja na Augusta…


1 Response to “Adiós futbol”


  1. 1 Fabrício Behrmann
    fevereiro 18, 2009 às 11:53 pm

    Sinceramente não sou grande fã de futebol (já fui, há anos atrás). Acompanho bem por cima, mas o Sr. tem razão.
    Os nossos campeonatos já não são mais a mesma coisa. Ficamos somente com uns jogadores de várzea. E está cada vez pior. Hoje em dia os europeus levam nossos – futuros – craques embora antes mesmo de se ouvir falar deles aqui. Ainda bem que o meu Verdão tem o Keirrison, só não sei até quando…
    Maldita seja a globalização!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


fevereiro 2009
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Páginas

Mercurio Cromo no Twitter


%d blogueiros gostam disto: